Mais de 600 ciclistas pedem fim da violência contra as mulheres
Mais de 600 ciclistas participaram neste domingo (16) do passeio ciclístico organizado pela Prefeitura de Salvador com a bandeira do fim da violência contra as mulheres. O evento, realizado pelo Escritório Municipal da Copa (Ecopa), que coordena o movimento Salvador Vai de Bike, e pela Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), com o apoio da Transalvador e Guarda Municipal, começou no Dique do Tororó e passou pela Avenida Centenário, Barra, Ondina, Rio Vermelho e Quartel de Amaralina, retornando pela Avenida Vasco da Gama, num total de 16 quilômetros de pedalada. O próximo passeio ciclístico já está agendado: será no dia 30 e passará por alguns pontos históricos importantes de Salvador, já dentro da programação do Festival da Cidade, que vai celebrar os 465 anos da capital baiana, comemorados no dia 29. O roteiro, recheado de surpresas, ainda está sendo definido num parceria entre a Ecopa e a Fundação Gregório de Matos.
"Vamos realizar vários eventos desse tipo ao longo do ano para estimular o uso das bicicletas na cidade. Veja que vários grupos estiveram presentes hoje, famílias inteiras também, bem como crianças e idosos. Tudo porque houve segurança, graças ao apoio da Transalvador e Guarda Municipal, que orientaram o trânsito e os próprios ciclistas", avaliou Isaac Edington, secretário da Ecopa. Também estiveram presentes a vice-prefeita Célia Sacramento e a cantora Margareth Menezes, que foi a madrinha do passeio. "Podem me convidar sempre que foi. Achei fantástica a iniciativa da Prefeitura. Salvador pode se tornar a cidade das bicicletas com estímulos como esse, bastante saudáveis por sinal", declarou a cantora.
O melhor de tudo é que o evento arrecadou 500 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para as Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid). Os 500 primeiros ciclistas que doaram alimentos ganharam uma camisa do passeio. Quem não tinha bicicleta utilizou as "laranjinhas" do Salvador Vai de Bike. Já são 39 estações de compartilhamento espalhadas por vários pontos de Salvador e esse número vai crescer ainda mais este ano.
Superintendente da SPM, Mônica Kalile destacou a importância do passeio para a conscientização da população sobre a proteção às mulheres. “Vamos sempre promover campanhas de conscientização sobre a não violência contra as mulheres. Esse evento foi especial porque aconteceu no mês em homenagem a elas, utilizando um movimento que alia esporte e lazer a uma cultura de qualidade de vida”, salientou.